E-COMMERCE E MARKETPLACE

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO

FRETE E LOGISTICA

CLUBE ENVIOS

Como Incluir o Valor do Frete na Mercadoria: Uma Estratégia para Aumentar Vendas e Fidelizar Clientes

Tópicos que você vai ver aqui:

1. Por que o Frete é Tão Importante?

2. Como Incluir o Valor do Frete na Mercadoria

•    – Calcule o Custo Médio do Frete
  •    – Ajuste os Preços dos Produtos
  •    – Ofereça Frete Grátis em Compras Acima de um Valor Específico
  •    – Transparência é Fundamental
  •    – Use Promoções e Cupons

3. Benefícios de Incluir o Frete na Mercadoria

•    – Aumento nas Vendas
  •    – Fidelização de Clientes
  •    – Competitividade no Mercado
  •    – Melhoria na Experiência do Cliente

4. Como o Clube Envios Ajuda a Reduzir o Frete

5. Conclusão

O frete é uma das principais barreiras na decisão de compra online. Estudos mostram que até 55% dos consumidores abandonam seus carrinhos de compras devido ao alto custo do frete. Oferecer frete grátis pode ser a solução para este problema, mas como garantir que isso não prejudique a margem de lucro do lojista? A resposta está em incorporar o valor do frete na mercadoria.

Por que o Frete é Tão Importante?

A decisão de compra é fortemente influenciada pelo custo total do pedido, e o frete desempenha um papel crucial. De acordo com a pesquisa da Walker Sands Future of Retail, 80% dos consumidores consideram o frete grátis como um fator importante ao comprar online. Além disso, 91% dos consumidores afirmam que o frete gratuito os faria comprar mais frequentemente. Esses números indicam que oferecer frete grátis pode não apenas aumentar as vendas, mas também fidelizar clientes.

Como Incluir o Valor do Frete na Mercadoria

1. Calcule o Custo Médio do Frete

• Antes de ajustar os preços, é essencial entender o custo médio do frete para suas entregas. Analise os históricos de envio e calcule uma média, considerando variações por região e peso do produto.

2. Ajuste os Preços dos Produtos

•  Incorpore o custo médio do frete nos preços dos produtos. Por exemplo, se o custo médio do frete é R$20 e você vende um produto por R$100, ajuste o preço para R$120. Esse aumento deve ser feito de forma estratégica para não afastar clientes com preços excessivamente altos.

3. Ofereça Frete Grátis em Compras Acima de um Valor Específico

• Incentive os clientes a comprarem mais, oferecendo frete grátis em compras acima de um certo valor. Por exemplo, frete grátis em pedidos acima de R$150. Isso não só cobre o custo do frete, mas também aumenta o valor médio do pedido.

4. Transparência é Fundamental

• Seja transparente com seus clientes. Explique que o frete está incluído no preço do produto, destacando os benefícios como entrega rápida e sem custos adicionais.

5. Use Promoções e Cupons

• Em vez de ajustar permanentemente todos os preços, utilize promoções e cupons de desconto que ofereçam frete grátis por tempo limitado. Isso pode criar um senso de urgência e aumentar as vendas.

Benefícios de Incluir o Frete na Mercadoria

1. Aumento nas Vendas

• O frete grátis é um poderoso motivador de compras. Ao eliminar essa barreira, você torna seu produto mais atraente para os consumidores, aumentando as chances de conversão.

2. Fidelização de Clientes

• Clientes que não enfrentam surpresas desagradáveis com custos adicionais tendem a voltar. A fidelização é crucial para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio.

3. Competitividade no Mercado

• Em um mercado competitivo, oferecer frete grátis pode ser o diferencial que coloca sua loja à frente dos concorrentes. Isso é especialmente importante em nichos saturados.

4. Melhoria na Experiência do Cliente

• Uma experiência de compra sem atritos melhora a satisfação do cliente. Clientes satisfeitos são mais propensos a deixar avaliações positivas e recomendar sua loja para outros.

Como o Clube Envios Ajuda a Reduzir o Frete

O Clube Envios oferece soluções que ajudam lojistas a reduzir os custos de frete, permitindo que essas economias sejam repassadas aos consumidores. Com uma ampla rede de transportadoras parceiras, conseguimos negociar tarifas competitivas, garantindo que você pague menos por envio. Além disso, oferecemos suporte humanizado e diversas opções de transporte, facilitando o processo de escolha da melhor opção de frete para suas necessidades específicas.

Conclusão

Incorporar o valor do frete nos preços dos produtos é uma estratégia eficaz para oferecer frete grátis sem comprometer a lucratividade. Esta abordagem não só aumenta as vendas e fideliza clientes, mas também melhora a competitividade da sua loja no mercado. Ao implementar essas práticas, você pode transformar a percepção do frete de um obstáculo para uma vantagem competitiva, expandindo seu negócio de maneira sustentável.